quarta-feira, 30 de julho de 2008

Culpa e reflexão



Não é muito difícil notar que quem escreve aqui não passa de um cara com algumas horas livres que gosta de escrever baboseiras que flutuam entre pensamentos. Uma delas..

As pessoas gostam muito de criticar. Dizem o que é certo, o que é errado. Defendem com unhas e dentes, idéias que escutaram na TV da boca de quem elas acreditam que tem razão. Ovelhas, defendendo ideologias do seu pastor. Mas elas só sabem o que ele falou, não sabem porquê ele falou. Mas tudo isso funciona, quando elas têm que passar à frente. Mas na hora de agir..

Na hora de agir agente sempre tem que abrir excessões. Nós sempre somos excessões das regras que nos impedem fazer o que agente quer. É o jeitinho brasileiro. Mas fazer isso é mentir pra você mesmo. Do que adianta dizer que pra você é diferente, se você sabe que não é?

Sabe no que isso acarreta? Em culpa.

Nós nos culpamos pelas coisas que acontecem como consequência de imprudências antes cometidas. E essa culpa acaba que traz algumas modificações no comportamento humano.

Uma delas é um experimento até legal de se fazer:


"Quando você observar uma pessoa, e notar alguns defeitos, anote sempre o primeiro defeito que você viu naquela pessoa. Faça isso com várias pessoas e depois faça uma análise na lista."

Perceba que os primeiros defeitos que você viu em uma pessoa são aqueles que você também tem.

Se você apenas nota os defeitos e se cala, tudo bem. Serve até como base para uma futura auto-critica. Mas se você é daqueles que gritam os defeitos dos outros, reflita, você está gritando os seus próprios defeitos.


"Quando você aponta para uma pessoa, existem três dedos apontando para você" (Ditado chinês com mais de 3.000 anos de verdade)

domingo, 27 de julho de 2008

Reflexão...




Existem pessoas que passam pela vida inteira sem pensar em nada.
Egoísmo!
Pensam apenas em si e no que farão no dia seguinte.
Mas em 20 segundos,um ser humano vai do céu ao inferno.

Coisas que já nem lembrávamos mais,um puxão de orelha da mãe, ou uma discussão com o pai.
Uma briga com o irmão.
Tudo isso vem à tona na memória de um jeito louco, e nos faz sentir falta e pensar.
Pensar que existem pessoas q merecem nossa atençao, e que às vezes são deixadas de lado.
Pensar que existem pessoas que tiveram toda a sua atenção, e que nem ligam pro jeito que você está.

A morte de perto é feia, e chama!
Mas eu não vou mesmo.
Tenho muito o que fazer aqui ainda.
Principalmente, mostrar á algumas pessoas o quanto elas são especiais, e para outras, o quanto não são.
Porquê tudo aquilo que você às vezes não dá valor, faz muita falta quando você tem medo de não ter mais.

O chato, é ter que descobrir isso numa batida de carro onde a sua vida fica por um fio.



Escrito e vivido por: Guh Nogueira e Kaju Nogueira

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Presente de Deus!



1990, dia 24 de julho. Um casal recebe um dádiva, o maior presente que alguém pode receber. O direito e o dever de cuidar de dar origem à uma vida. Representantes de Deus na Terra, um homem e uma mulher com a maior responsabilidade já dada á alguém.

Uma criatura pequena está agora nos braços da mãe. O pai agora tem de alimentar mais um. O pai agora tem que dividir a sua amada com mais uma pessoa e que vai exigir bastante. O pai agora não ama apenas a mulher da vida dele, mas ama também o fruto daquele amor. O pai agora ama as duas mulheres da vida dele. A mãe, ama como ama seu homem. Além de cuidar da casa, de cuidar do marido, a partir desse dia a mãe tem que cuidar da sua primeira filha.

Filha? Enquanto neném, tudo são flores. Aquela criaturazinha vai crescer, está crescendo. Aquela criaturazinha já quer saber como ela veio ao mundo. Daí, o primeiro grande embaraço da vida de ser pai, de ser mãe.

Digo o primeiro grande embaraço, porquê vários outros virão.

O primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro "amor", daquele que é pra sempre e que o sempre dura duas ou três semanas.

Aquela menina cresceu, hoje faz 18 anos. A idade da independência, a idade em que pode tudo. Mas basta 1 semana de "maior idade" pra ela perceber que não pode nada. Que mesmo ela tendo 18, 25, 35, 40 anos, a palavra dos seus pais é a palavra daquele casal que lhe educou a vida inteira, e que não importa a sua idade, ela vai acatar e aceitar sempre o que seus mestres dizem.

Dia 24/07, o dia mais esperado por essa garota. Minha colega, minha amiga, minha SUPER amiga, minha melhor amiga, minha futura. E sendo tudo isso, eu não poderia deixar passar em branco.

Gabi, feliz aniversário querida!
Que tudo dê sempre certo pra você!
Muita paz, muita luz, muita sorte pra você!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Filosofia



Todos buscam a fonte do prazer, mas as dificuldades da vida e as dores emocionais são os fenômenos mais democráticos da existência. Elas conspiram contra a tranquilidade e ninguém escapa delas, sejam ricos ou pobres, intelectuais ou iletrados, adultos ou crianças. Onde estão as pessoas que passaram ilesas por traumas psíquicos?

"Queria ser livre para pensar, pois só uma mente livre é capaz de gerar pessoas livres." (Cury, 2004)

Ditadores escravizam porquê são escravos de seus próprios conflitos. Quem controle liberdade dos outros é porquê nunca foi livre dentro de si.

Quando seus sonhos incluem os outros, quando procuram de alguma maneira contribuir para o bom da humanidade, eles suportam mais facilmente os temores da vida. Quando temos sonhos individualistas, eles sao tímidos, e não suportam aos acidentes do caminho.

Enriquecer por enriquecer não tem sentido. Ganhar dinheiro só tem sentido se for para promover muito mais do que nosso conforto, se for usado para ajudar os outros, contribuir socialmente. Ter status por status é superficial. Ter sucesso por sucesso é estupidez intelectual. Mas ter sucesso para aliviar o sofrimento dos outros é um perfume para a inteligência.

"Nada é tão poético quanto investir na qualidade de vida das pessoas."

terça-feira, 22 de julho de 2008

Destino...




22/07/2007. Domingo. A notícia. O alívio. O início de uma tristeza profunda, oculta por palavras e expressões de indiferença.

Ninguém continua vivendo e toca a vida normalmente depois de perder alguém tão importante.
Um senhor de 40 anos, perder a mãe que estava com seus 73 anos é algo natural. As pessoas crescem e aprendem que este é o script normal da vida. Assim como essas pessoas, eu não esperava que comigo seria diferente. Afinal, porquê não seguir o script? Um cara de 18 anos, ver a sua mãe doente, incurável, sabendo que ela está caminhando na direnção contrária e não poder fazer nada é um tanto irônico.
Justamente na idade onde agente pensa que pode tudo, alguém me ensina, pela dor, que agente aqui não pode nada. Que nada é tão grande quanto a vontade divina. E que as coisas acontecem, não como você pede, não como você gostaria, mas como elas têm que acontecer.

Um ano sentindo a sua falta, mãe.
É muito ruim. É triste.
Chorar trancafiado num quarto, e depois sair como se nada tivesse acontecido.
Lembrar das suas vontades, ir pra macacos, andar de trem em São João Del Rey.
Olhar pra sua foto, e lembrar da nossa última dança. Você tava linda!

22/07/2008. 1 ano. Bissexto.

Pensando...



Nos dias atuais, a maneira de se desprender um pouco do stress rotineiro, é parar e deixar fluir algumas ondas de pensamento. Visitar lugares distantes com menos de 1 segundo de viagem. A velocidade do pensamento é incrívelmente mais rápida que a velocidade da luz. Pense estar em um lugar, e você estará.


Um certo dia um garoto perguntou à um pensador:
- Sr., qual o tamanho do Universo?
- É do tamanho do seu pensamento meu filho.
- E qual o tamanho do meu pensamento Sr?
- É do tamanho dos seus sonhos.


Sonhos são simples metas que você impõe a si mesmo.

Se você passa a agir, pensar e a falar em harmonia com essa meta, você a alcançará. Daí, ela deixa de ser uma meta para ser um objetivo cumprido, e um novo sonho surge no seu pensamento. Quanto maiores forem estes sonhos, mais longe você chegará e mais do universo você conhecerá.