quarta-feira, 23 de julho de 2008

Filosofia



Todos buscam a fonte do prazer, mas as dificuldades da vida e as dores emocionais são os fenômenos mais democráticos da existência. Elas conspiram contra a tranquilidade e ninguém escapa delas, sejam ricos ou pobres, intelectuais ou iletrados, adultos ou crianças. Onde estão as pessoas que passaram ilesas por traumas psíquicos?

"Queria ser livre para pensar, pois só uma mente livre é capaz de gerar pessoas livres." (Cury, 2004)

Ditadores escravizam porquê são escravos de seus próprios conflitos. Quem controle liberdade dos outros é porquê nunca foi livre dentro de si.

Quando seus sonhos incluem os outros, quando procuram de alguma maneira contribuir para o bom da humanidade, eles suportam mais facilmente os temores da vida. Quando temos sonhos individualistas, eles sao tímidos, e não suportam aos acidentes do caminho.

Enriquecer por enriquecer não tem sentido. Ganhar dinheiro só tem sentido se for para promover muito mais do que nosso conforto, se for usado para ajudar os outros, contribuir socialmente. Ter status por status é superficial. Ter sucesso por sucesso é estupidez intelectual. Mas ter sucesso para aliviar o sofrimento dos outros é um perfume para a inteligência.

"Nada é tão poético quanto investir na qualidade de vida das pessoas."

Um comentário:

  1. Pensar na qualidade de vida das pessoas implica em pensar na sua própia vida! Não adianta tentar mudar o mundo, se vc não pensa em mudar vc mesmo... As vezes podemos mudar muito mais do que pensamos, se enxegarmos pequenas coisas a nossa volta, e dar valor as pessoas que julgamos sem valor algum !

    ResponderExcluir